fbpx

   Desenvolvendo Organizações e Pessoas

Todos os Cursos

FORMAS DE PAGAMENTO: Cartão de Crédito à vista ou em até 6 vezes sem Juros; ou à vista com Boleto Bancário ou Depósito em Conta

, , , ,

VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor

R$98.00

Tempo de Acesso: 90 dias | Carga Horária: 40 horas

O Curso de Mapeamento do Fluxo de Valor – VSM (Value Stream Mapping) fornecerá ao aluno as informações e o fluxo de materiais relevantes no processo em análise, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria contínua no processo.

Mapeamento do Fluxo de Valor ou VSM é uma poderosa ferramenta de comunicação e planejamento, além de servir para que as pessoas conheçam detalhadamente seus processos de fabricação.Os Mapas dos fluxos de valor são os direcionadores da transformação e com eles aprendemos a usar a ferramenta, apresentada no manual “Aprendendo a Enxergar”, de Mike Rother e John Shook. Estes mapas são uma apresentação visual dos fluxos de materiais e de informações para uma família de produtos.

Mapear é uma etapa inicial crítica, pois é a partir dela que desenvolvemos e aplicamos as técnicas lean. Resumindo, um bom trabalho feito aqui evitará o erro comum de selecionar ferramentas isoladas, que podem criar “partes isoladas de eficiência” e benefícios limitados.

O Curso de Mapeamento do Fluxo de Valor

O Curso de Mapeamento do Fluxo de Valor – VSM (Value Stream Mapping) fornecerá ao aluno as informações e o fluxo de materiais relevantes no processo em análise, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria contínua no processo. Você entenderá o significado de “valor” e saberá identificar gargalos do processo de produção. Além de entender as ferramentas de apoio como padronização, kanban, fluxo, takt time, estará capacitado à definir e aplicar o método de mapeamento de fluxo da valor onde indicado.

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO

1.1 Conceito e Aplicação

 

FLUXO DO PROCESSO

2.1 Fluxo de material x fluxo de informação

 

A ESCOLHA DO PRODUTO

3.1 Família de produtos

 

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR ATUAL

4.1 Mapa do estado atual

 

FLUXO DE VALOR ENXUTO

5.1 Características

 

SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADA

6.1 Tipos de produção puxada

 

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR FUTURO

7.1 Mapa do estado atual

 

APLICAÇÃO PRÁTICA

8.1 Exemplo de Aplicação

8.2 Avaliação Final

MATERIAIS DE APOIO E UTILIZAÇÃO PRÁTICA

1 Links e downloads – Mapeamento do Fluxo de Valor – VSM

2 Apostila do Curso

3 Download do áudio das aulas

Sobre o Professor

ROBERTO NÓBREGA
Engenheiro Industrial Mecânico, Pós-Graduado em Administração da Produção e Mestre em Administração com pesquisa na linha de Gestão da Inovação. Professor Universitário e Coordenador dos cursos de MBA em Gestão Lean Manufacturing e MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade. Na carreira acadêmica, meu desafio têm sido a aproximação da Universidade com o cotidiano das empresas, levando para as salas de aula exemplos práticos vivenciados em minha carreira profissional. Com frequentes viagens internacionais na implantação de projetos de produção, adquiriu profundo conhecimento das modernas técnicas de gestão da produção e ferramentas “lean” voltadas à melhoria da eficiência do processo e eliminação do desperdício. Estudioso do tema “liderança” é especialista em desenvolvimento de líderes e gestão de pessoas, tendo desenvolvido relevantes atividades dedicadas a valorização do respeito ao profissional e do “resultado” como consequência de adequados métodos de trabalho. Nos dias atuais é também professor e tutor da ACT EAD em cursos na área de Lean Manufacturing e gestão.

Perguntas Frequentes

Por quanto tempo posso acessar este curso?
Por 90 dias.

Os cursos são em vídeo aula?
Sim! Todos os cursos são em vídeo aula.

Os cursos possuem material de apoio?
Sim! Todos os cursos possuem.

A duração das vídeo-aulas é a mesma descrita na carga horária?
Não. A carga horária do curso, que compõe a certificação, abrange duração das vídeo-aulas, leitura de material e execução de atividades.

Os cursos possuem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado.

Os Cursos da ACT EAD são autorizados pelo MEC?
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

O que é necessário para ser aprovado em curso?
É preciso ter média igual ou superior a 70% (setenta por cento) na avaliação final do curso e assistir pelo menos 100% das vídeo aulas, para que você seja aprovado e tenha direito ao certificado.  Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado.

Como recebo meu certificado?
A versão “digital” do certificado é disponibilizada gratuitamente através do sistema.

O que acontece se eu não alcançar a nota exigida?
Em caso de reprova, ou seja, nota menor que 70% o aluno terá direito a uma nova avaliação (gratuitamente), desde que o prazo de acesso ao curso não tenha expirado. Caso o prazo do curso tenha expirado será cobrada uma taxa de reativação do curso. Para saber mais leia nossos termos referentes ao prazo do curso. Caso seja necessária uma terceira avaliação será cobrada uma taxa administrativa de R$ 89,00. Se ainda houver reprova, será necessário que o aluno compre uma nova matricula (valor vigente do curso) para que seja aprovado.

O que acontece se eu não terminar o curso no prazo?
Neste caso, o aluno pode solicitar 10 dias a mais de prazo sem nenhum custo adicional