fbpx

   Desenvolvendo Organizações e Pessoas

Todos os Cursos

FORMAS DE PAGAMENTO: Cartão de Crédito à vista ou em até 6 vezes sem Juros; ou à vista com Boleto Bancário ou Depósito em Conta

, , , , , ,

Análise e Planejamento de Situações – APS

R$19.00

Tempo de Acesso: 90 dias | Carga Horária: 4 horas
Você já chegou um dia na sua organização e tinha mais de uma atividade para fazer? Se sim, é para isto que serve a APS – Análise e Planejamento de Situações. Em relação à organização, o objetivo desta ferramenta é definir prioridades. Muitas vezes nas organizações as prioridades são dadas por quem pode “falar mais alto”, ou seja, o “chefe”; porém o que é prioridade para o chefe nem sempre é necessariamente a prioridade para a organização. Para isso é preciso ter critérios adequados de como definir as prioridades e também haver consenso nas avaliações desses critérios. A APS – Análise e Planejamento de Situações tem essa finalidade, ajudar de forma impessoal uma organização em momentos específicos estabelecer prioridades.

A ferramenta APS – Análise e Planejamento de Situações apresentada, tem sido utilizadas em vários serviços e processos de consultoria nos quais atuamos dentro das organizações, como: planejamento estratégico e análise do contexto da organização (análise de fraquezas no SWOT), Momentos da organização onde há várias atividades acumuladas ou que precisam ser executadas num curto espaço de tempo por uma equipe reduzida,
momentos de confusão e acúmulo de problemas etc. A abordagem não será a de fazer uma atividade ou plano de ações de cada vez, mas sim de estabelecer critérios para priorização e planejamento.

Conteúdo Programático

ANÁLISE E PLANEJAMENTO DE SITUAÇÕES – APS

1.1 AULA ÚNICA – Aplicações e Considerações; Estudo de Caso de Priorização sem o Método; Critérios para Estabelecimento de Prioridades; Índices de Gravidade, Urgência e Tendência; Cálculo e Análise do GUT; Estudo de Caso usando o Método; Próximos passos após Priorização

MATERIAIS DE APOIO E UTILIZAÇÃO PRÁTICA

1 Apostila Complementar

2 Estudo de Caso – Departamento Técnico – APS

Sobre o Professor

ARAÚJO, MANOEL M. S.
Mais de 40 anos de experiência profissional nas Áreas de Gestão da Qualidade, Industrial, Desenvolvimento Organizacional e Planejamento Estratégico. Desde 1998 como consultor e fundador da ACT Consultoria & Treinamento, possuindo vários cursos de especialização e aperfeiçoamento nas ferramentas aplicáveis nestas áreas. Foi por 6 anos Professor do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento da Qualidade da FEI – São Bernardo do Campo ministrando as disciplinas de FMEA – Failure Mode and Effect Analisys e MASP – Métodos de Análise e Solução de Problemas. Pós-Graduado em Administração com Ênfase em Desenvolvimento Organizacional, Graduado em Matemática, Técnico em Projetos Mecânicos, Lead-Assessor ISO 9.001 e Auditor IATF 16.949. Foi palestrante e mediador de Fóruns de Debates sobre a ISO 9001:2015 e sobre a ISO TS 16.949 com a participação de Organismos Certificadores e empresas envolvidas com estes temas. É autor de vários artigos, e-books e vídeos publicados no site da ACT sobre Gestão por Processos e Gestão da Qualidade e no nosso canal do Youtube. Atuou por 7 anos na Brosol nas áreas de Metrologia, Engenharia da Qualidade e implantação do CEP – Controle Estatístico do Processo. No Grupo Sabó Brasil e Argentina atuou cerca de 13 anos, como responsável pela implantação da ISO 9001/ QS 9000 e ferramentas da qualidade (CEP, MASP, FMEA, APQP, TPM, KAIZEN, MSA etc). Na Sabó pode-se destacar a Certificação na QS 9000 (atual IATF 16.949) nas 3 Unidades de Negócio com cerca de 3500 funcionários, tendo obtido o resultado de “Zero Não Conformidade” nas 3 Unidades de Negócio. Atua em Projetos de Desenvolvimento Organizacional e Gestão por Processos de Negócio em várias Empresas e mais de 300 Projetos de Implantação e Certificação em normas de Gestão da Qualidade ISO 9001 (mais de 90% com “Zero Não Conformidade”) e mais de 50 de ISO TS e IATF 16.949, abrangendo indústrias, prestadores de serviços e terceiro setor, desde micro até empresas de grande porte e multinacionais.

Perguntas Frequentes

Por quanto tempo posso acessar este curso?
Por 90 dias.

Os cursos são em vídeo aula?
Sim! Todos os cursos são em vídeo aula.

Os cursos possuem material de apoio?
Sim! Todos os cursos possuem.

A duração das vídeo-aulas é a mesma descrita na carga horária?
Não. A carga horária do curso, que compõe a certificação, abrange duração das vídeo-aulas, leitura de material e execução de atividades.

Os cursos possuem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado.

Os Cursos da ACT EAD são autorizados pelo MEC?
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

O que é necessário para ser aprovado em curso?
É preciso ter média igual ou superior a 70% (setenta por cento) na avaliação final do curso e assistir pelo menos 100% das vídeo aulas, para que você seja aprovado e tenha direito ao certificado.  Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado.

Como recebo meu certificado?
A versão “digital” do certificado é disponibilizada gratuitamente através do sistema.

O que acontece se eu não alcançar a nota exigida?
Em caso de reprova, ou seja, nota menor que 70% o aluno terá direito a uma nova avaliação (gratuitamente), desde que o prazo de acesso ao curso não tenha expirado. Caso o prazo do curso tenha expirado será cobrada uma taxa de reativação do curso. Para saber mais leia nossos termos referentes ao prazo do curso. Caso seja necessária uma terceira avaliação será cobrada uma taxa administrativa de R$ 89,00. Se ainda houver reprova, será necessário que o aluno compre uma nova matricula (valor vigente do curso) para que seja aprovado.

O que acontece se eu não terminar o curso no prazo?
Neste caso, o aluno pode solicitar 10 dias a mais de prazo sem nenhum custo adicional