fbpx

   Desenvolvendo Organizações e Pessoas

Todos os Cursos

FORMAS DE PAGAMENTO: Cartão de Crédito à vista ou em até 6 vezes sem Juros; ou à vista com Boleto Bancário ou Depósito em Conta

, , , , , ,

Análise de Problema e Ações Corretivas – APAC

R$68.00

Tempo de Acesso: 90 dias | Carga Horária: 12 horas
Nas organizações em geral, sejam indústrias, sejam prestadores de serviços, uma das grandes dificuldades encontradas em seus processos é a de corrigir definitivamente os problemas, principalmente aqueles que surgem de forma repentina, tanto durante a produção ou execução dos serviços, como aquelas oriundas de reclamações de clientes. Além dos problemas relacionados com a qualidade dos produtos e serviços internamente ou externamente, há vários outros que dependendo da natureza da organização, também precisam ser tratados, como: administrativos, de segurança, ambientais, técnicos, de produtividade, saúde ocupacional, TI etc. Para tratar desses problemas de uma forma consistente, é preciso de metodologia apropriada, que efetivamente descubra suas causas para tratar das ações corretivas e resolvê-los de forma definitiva.

A Ferramenta AP – Análise de Problema, que será apresentada, é um método lógico e comprovadamente eficaz de análise de um problema que tenha surgido de forma repentina (desvio). Não é um método que trata de vários problemas, mas sim de um específico e que sua adoção utilizada com disciplina, leva a equipe à causa do problema, causa esta que pode ser comprovada de forma lógica e estruturada. Muitos profissionais e organizações por não conhecerem um método para tratar os problemas dos tipos mencionados, acabam em grande parte utilizando a “achologia” para determinar a causa e a “tentativa e erro” para tomada de ações corretivas, o que aumenta os custos significativamente e criando uma imagem ruim junto aos clientes.

Conteúdo Programático

ANÁLISE DE PROBLEMA E AÇÕES CORRETIVAS – APAC

1.1 SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: VISÃO GERAL – Dificuldades e Barreiras na Solução de Problemas; Estudo de Caso; Um Bom Solucionador de Falhas

1.2 ANÁLISE DE PROBLEMA: MÉTODO E ETAPAS – O que é Análise de Problema – AP; Quando Utilizar?; Onde Aplicar; Etapas: Enunciado, Especificação do Problema (Que, Onde, Quando e Quanto), Desenvolver Possíveis Causas, Testar a Causa Mais Provável, Verificação da Verdadeira Causa e Dificuldades Especiais para Identificar a Causa; Exemplo Prático

1.3 ESTUDOS DE CASOS: Exercícios e Resultados

1.4 CAUSA RAIZ E AÇÕES CORRETIVAS: Descer os degraus do problema à causa, para a causa da causa; Ações Corretivas e Abrangência

MATERIAIS DE APOIO E UTILIZAÇÃO PRÁTICA

1 Apostila Complementar

2 EC-01- Comentários – As prensas de uma peça de aço

3 EC-02- Comentários – Caso Foosh

4 EC-02-Caso Foosh – AP Preenchido

5 EC-02-Enunciado – Caso Foosh

6 EC-03-Comentários – Tirando Conclusões

7 EC-04-Calendário e Mapa do Rio Curupira

8 EC-04-Enunciado – Óleo no Rio Curupira

9 EC-04-Óleo no Rio Curupira AP Preenchido

10 Exemplo AP – Embalagens

11 FORMULÁRIO AP – ANÁLISE DE PROBLEMA

12 Metodologia AP-Análise de Problema em Processo

13 Metodologia AP-Análise de Reclamação de Cliente

Sobre o Professor

ARAÚJO, MANOEL M. S.
Mais de 40 anos de experiência profissional nas Áreas de Gestão da Qualidade, Industrial, Desenvolvimento Organizacional e Planejamento Estratégico. Desde 1998 como consultor e fundador da ACT Consultoria & Treinamento, possuindo vários cursos de especialização e aperfeiçoamento nas ferramentas aplicáveis nestas áreas. Foi por 6 anos Professor do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento da Qualidade da FEI – São Bernardo do Campo ministrando as disciplinas de FMEA – Failure Mode and Effect Analisys e MASP – Métodos de Análise e Solução de Problemas. Pós-Graduado em Administração com Ênfase em Desenvolvimento Organizacional, Graduado em Matemática, Técnico em Projetos Mecânicos, Lead-Assessor ISO 9.001 e Auditor IATF 16.949. Foi palestrante e mediador de Fóruns de Debates sobre a ISO 9001:2015 e sobre a ISO TS 16.949 com a participação de Organismos Certificadores e empresas envolvidas com estes temas. É autor de vários artigos, e-books e vídeos publicados no site da ACT sobre Gestão por Processos e Gestão da Qualidade e no nosso canal do Youtube. Atuou por 7 anos na Brosol nas áreas de Metrologia, Engenharia da Qualidade e implantação do CEP – Controle Estatístico do Processo. No Grupo Sabó Brasil e Argentina atuou cerca de 13 anos, como responsável pela implantação da ISO 9001/ QS 9000 e ferramentas da qualidade (CEP, MASP, FMEA, APQP, TPM, KAIZEN, MSA etc). Na Sabó pode-se destacar a Certificação na QS 9000 (atual IATF 16.949) nas 3 Unidades de Negócio com cerca de 3500 funcionários, tendo obtido o resultado de “Zero Não Conformidade” nas 3 Unidades de Negócio. Atua em Projetos de Desenvolvimento Organizacional e Gestão por Processos de Negócio em várias Empresas e mais de 300 Projetos de Implantação e Certificação em normas de Gestão da Qualidade ISO 9001 (mais de 90% com “Zero Não Conformidade”) e mais de 50 de ISO TS e IATF 16.949, abrangendo indústrias, prestadores de serviços e terceiro setor, desde micro até empresas de grande porte e multinacionais.

Perguntas Frequentes

Por quanto tempo posso acessar este curso?
Por 90 dias.

Os cursos são em vídeo aula?
Sim! Todos os cursos são em vídeo aula.

Os cursos possuem material de apoio?
Sim! Todos os cursos possuem.

A duração das vídeo-aulas é a mesma descrita na carga horária?
Não. A carga horária do curso, que compõe a certificação, abrange duração das vídeo-aulas, leitura de material e execução de atividades.

Os cursos possuem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado.

Os Cursos da ACT EAD são autorizados pelo MEC?
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

O que é necessário para ser aprovado em curso?
É preciso ter média igual ou superior a 70% (setenta por cento) na avaliação final do curso e assistir pelo menos 100% das vídeo aulas, para que você seja aprovado e tenha direito ao certificado.  Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado.

Como recebo meu certificado?
A versão “digital” do certificado é disponibilizada gratuitamente através do sistema.

O que acontece se eu não alcançar a nota exigida?
Em caso de reprova, ou seja, nota menor que 70% o aluno terá direito a uma nova avaliação (gratuitamente), desde que o prazo de acesso ao curso não tenha expirado. Caso o prazo do curso tenha expirado será cobrada uma taxa de reativação do curso. Para saber mais leia nossos termos referentes ao prazo do curso. Caso seja necessária uma terceira avaliação será cobrada uma taxa administrativa de R$ 89,00. Se ainda houver reprova, será necessário que o aluno compre uma nova matricula (valor vigente do curso) para que seja aprovado.

O que acontece se eu não terminar o curso no prazo?
Neste caso, o aluno pode solicitar 10 dias a mais de prazo sem nenhum custo adicional